História da Carla Fernandes

Estou a viver com meu marido e filho há um ano (dia 26 de janeiro de 2017 em Lisboa), Moro pertinho de Lisboa e do Parque do Jamor, em Queijas. Meu primeiro pensamento ao escrever esse depoimento e compartilhar com todos é que passou muito rápido, mas rápido não quer dizer fácil!!
Minha relação com Portugal se deu no meu nascimento em Lisboa, na alfabetização e primeiros amigos e brincadeiras na rua, nas férias com meus avós maternos em Campo de Ourique ( Lisboa), na infância entre a vila de Caminha, as praias de Moledo e a bela cidade de Viana do Castelo. Por questões familiares, minha mãe decidiu voltar a viver com meu pai que morava e trabalhava no Rio de Janeiro, meus pais estavam separados há cinco anos.
Partimos, eu com meus dois irmãos pequenos e com minha mãe, no final de Setembro de 1984, de Caminha diretamente para Copacabana no Rio de Janeiro. Dá para imaginar o choque cultural? Era tudo tão diferente, tão estranho, tão abafado, musical, alegre, colorido, despido e muito cheio, por onde os olhos passeavam tinha gente…Me apaixonei pelo Rio, é uma cidade cheia de charme e de belezas naturais.

Passei minha adolescência no Rio, incorporei o sotaque carioca, para não ser motivo de chacota ou das “piadas de português”; estudei, me formei em comunicação social-publicidade, casei e fomos morar e trabalhar em São Paulo.
Eita mudança gigante!! São Paulo, é uma cidade do mundo, tudo o que quisermos encontrar a qualquer hora, você encontra!! É uma expansão de proporções, de referências, com muitos aprendizados!! E foi a primeira vez que vivi longe do mar…Aprendi a viver sem referências geográficas, pois paulistanos se localizam pelo nome das avenidas…Ainda bem que hoje em dia tem GPS e Wase. Fiz minha carreira na industria imobiliária, trabalhei nas melhores empresas nacionais sempre com marketing e comunicação, conheço cada cantinho de São Paulo e várias outras cidades brasileiras.

São Paulo me deu a felicidade e orgulho da minha vida, meu filho querido, os meus bons amigos, e me proporcionou excelentes experiências profissionais.
E agora vem aquela questão: como uma vida de amor pelo Brasil, pela família, pelos amigos, pela profissão, pelas belezas e… abrir mão e decidir voltar para Portugal?
Eu não sei precisar quando aconteceu, mas o “cristal de amor ” pelo Brasil, quebrou. Algo dentro de mim, entristeceu, se encheu de vergonha, de falta de esperança, de medo…E comecei o movimento da mudança. Convencer meu marido brasileiro e filho já com 19 anos, a começar a vida do zero e vir morar em Portugal.

Foi um ano de muitas conversas, muito planejamento, pesquisas e busca de impressões de outras pessoas que fizeram esse movimento, e com certeza o VPDICAS ajudou demais!! Depois é colocar o plano em ação: separar, organizar, listar, vender, doar, tratar da burocracia, embalar, fazer malas e carregar, se despedir…Os últimos quatro meses foram momentos muito doídos, mas sempre respirava fundo e pensava no objetivo maior: viver uma vida com qualidade e segurança, resignificar o que realmente é importante, nossos valores e nossa ética de viver em sociedade!

Estamos aprendendo a andar novamente, celebramos cada pequena conquista, mas tem dias que caímos, nos enchemos de dúvidas, de aflições com relação ao futuro, de como tornar a vida sustentável financeiramente…voltei a estudar para reciclar e conhecer pessoas e fazer novos amigos. Tenho o apoio familiar da minha irmã mais velha, que viveu apenas um ano no Rio e nos separamos jovens ( apesar de eu sempre ter vindo de férias a Portugal). Ainda não consegui um trabalho (sim procuro todos os dias e estou cadastrada em todos os sites de emprego portugueses, rs…), já pensei em tirar a minha experiência e deixar mais simples o meu cv, sei lá… Hoje me ocupo a dar suporte ao meu marido que é sócio de uma imobiliária-boutique em Oeiras e atende vários brasileiros que estão à procura de imóvel para alugar ou comprar ou investir.
Adoro os quase-todos os dias iluminados e ensolarados de Lisboa, adoro a minha rotina mais tranquila e o domínio e autenticidade que tenho hoje da minha vida. Tenho certeza que tomei a decisão certa, é preciso dar tempo ao tempo, ter coragem, planejamento e acreditar, fé na vida!

Agradeço a todas as pessoas que me ajudaram nesta travessia!

Carla Fernandes é Publicitária e Colaboradora do VPDICAS.
foto carla fernandes

Anúncios

Um comentário em “História da Carla Fernandes

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s