VIVA O BRASIL! VIVA PORTUGAL!

Me chamo Víctor Pozzi, tenho apenas 18 anos mas vou passar a vocês minha experiência de 10 anos vividos nesse país dos sonhos, chamado Portugal!

Venho acompanhado a algum tempo o Grupo “Vivendo Portugal Dicas”, o nosso “VPDicas”  como é mais conhecido, na verdade desde que foi criado, eu vejo duas nuances de pensamentos: “Portugal é maravilhoso” e “Portugal não é tão bom assim”,  bom antes de mais nada, as duas afirmativas estão corretas!

– Portugal não é tão bom assim, no seguinte quesito, por exemplo: têm emprego sim, só não é tão fácil assim de você conseguir numa área que você quer, mas se você realmente quiser, for correr atrás e não se importar de ter que fazer uma pequena escalada antes (afinal, você está num pais novo, e ninguém chega no topo de um edifício sem subir alguns degraus), pode ter certeza que você consegue!

– Portugal não é tão bom assim, na questão de xenofobia: quanto a isso, você encontra nuances nos cidadãos pois afinal (não justificando), também existem dois tipos de brasileiros, aqueles que transbordam simpatia e os que são arrogantes! Vejo muito brasileiro reclamando da antipatia portuguesa, mas andando de cara fechada, sendo grosso… A melhor forma de se encarar isso (vindo de somente ALGUNS portugueses) é com um sorriso no rosto.

– Portugal não é tão bom assim, mas economicamente está bem melhor que o Brasil (antes de mais, estou morando no brasil a quatro anos já de volta, e retornando à Portugal daqui a um mês).

– Portugal é maravilhoso, pode ter certeza que a educação de seus filhos, sobrinhos, afilhados, ou até mesmo a sua será bem melhor (e antes que me apedrejem, é só buscar a grade curricular, e eu falo por experiência própria nem a melhor escola privada aqui no Brasil se compara ao ensino público em Portugal).

– Portugal é maravilhoso sim! O clima, a qualidade de vida (saúde, educação, segurança) e tudo, são bons (não perfeitos, mas é bem melhor que o brasil).

– Portugal é maravilhoso, pois você pode deixar seus filhos na escola e saber que eles estão sendo além de ensinados, cuidados e alimentados (as escolas têm refeições, pois as aulas são integrais).

– Portugal é maravilhoso, com tantas paisagens e tanta história (note que em momento algum falo que o Brasil não tem), você têm a chance de ir a outros países próximos e viver em um lugar em que a língua é igual (parecida) com a sua materna.

– Portugal é maravilhoso sim, vale a pena arriscar! Mesmo não sendo o “melhor lugar do mundo”, (muita gente adora citar essa frase aqui nesse grupo) vale à pena sim!

Antes que pensem que odeio o Brasil e venero Portugal, não, eu AMO O BRASIL, mas acho que para mim, ao menos, está na hora de zarpar para Portugal, em busca de uma vida melhor que outrora eu tive.

Não é fácil se reconstruir uma vida em nenhum país novo, mas se já cogitou e planejou, arrisque, vai valer!

VIVA O BRASIL!
VIVA PORTUGAL!

contacto: www.facebook.com/findvictorpozzi

(Fotografia: Lisboa/PT e outra no Brasil)

Deixe um comentário

