História da Claudia Bins e família

Hoje eu venho contar aqui para o grupo Vivendo Portugal Dicas – VPDicas,  um pouco da nossa mudança para Portugal.

Nosso caso foi um pouco diferente dos relatos que leio por aqui… Tudo começou com o planejamento de uma viagem de férias. Somos uma família gaúcha que ama viajar! Todos os anos procuramos ficar um mês ou até mesmo 45 dias em um país diferente, vivendo o dia a dia de lá. Gostamos de interagir, de nos sentirmos “locais” e as férias de verão de 2017 seriam em Portugal.

17842286_10212891218740376_1684975337_n

Em março de 2016 compramos as passagens, comecei a fazer o roteiro e as reservas para hospedagem e, ao pesquisar sobre Portugal, aprendi sobre os vistos de residência concedidos pelo país. Um deles se aplicava ao nosso caso e mostrei ao marido, que prontamente se interessou e sugeriu que pesquisássemos mais. Resumindo a história, o que parecia um sonho distante acabou se tornando realidade. Fizemos tudo sozinhos, pesquisei na internet, telefonei ao consulado português em Porto Alegre, mandei e-mails para o consulado português em São Paulo e reuni toda a documentação solicitada. Quando tínhamos tudo em mãos, agendamos a entrevista e 35 dias depois recebemos o passaporte com o visto de residência D7.

Resolvemos manter as férias, conforme planejado, mas aproveitamos o período que passamos aqui, de férias, para resolver algumas coisas sobre nossa mudança. Passeamos muito, conhecemos o país de sul a norte, mas também ficamos um mês em Lisboa, quando aprendemos muito e adiantamos as coisas para quando viéssemos de vez, o que aconteceu no dia 22 de março passado (2017).
Desde então estamos aqui, em fase de adaptação. Alugamos um apartamento no Airbnb, matriculamos as meninas na escola e estamos curtindo cada segundo da vida nova. Acertamos na escola das meninas que elas farão um período de adaptação, com aulas 3 vezes por semana, a tarde, até o final deste ano letivo (final de junho). Elas iniciam o próximo ano em setembro, já adaptadas à escola e ao novo sistema. Achamos que assim será melhor para elas e a escola nos deu todo o apoio necessário, nos sentimos muito acolhidos.

17886801_10212891192099710_1011290810_o
Falando em acolhimento, desde antes mesmo de mudarmos pra cá o acolhimento em várias situações tem sido fantástico. Em pouco tempo conheci pessoas maravilhosas que tem nos ajudado muito, brasileiros que aqui vivem ou portugueses. Uma verdadeira rede de apoio, que conheci através das redes sociais, grupos como o Vivendo Portugal Dicas e outros, no Instagram, WhatsApp e Facebook. Gente de todos os lugares que compartilham da grande aventura de morar fora do Brasil e que apoia com muito carinho quem passa pela mesma situação.
Nós contamos também sobre nossa jornada em nosso blog www.aspasseadeiras.com.br, onde damos dicas de viagem com crianças entre outros assuntos e também sobre o nosso dia a dia na nova vida no Instagram @as_passeadeiras. Passem lá para nos acompanhar também!
Um beijo grande à Ivete, que generosamente coordena este grupo maravilhoso que tanto tem nos auxiliado e a todos que por aqui passam também. Sonho que se sonha junto é sempre mais bonito!

Claudia

 

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s