História da Marcelle Gutierres

Um  ano  366 dias em Portugal!

O que dizer de Portugal?

Portugal vai muito além do bacalhau e vinho do Porto! Um país equilibrado, forte e com raízes profundas…

Como sou muito otimista e grata, só vou falar as coisas boas, mas, não pense que aqui é tudo perfeito e feito de pessoas perfeitas, pois com certeza NÃO É! Nenhum local é perfeito,  mas aqui é o local que hoje estou, e sendo assim, decidi ser FELIZ aqui e hoje. Amanhã só Deus sabe!

O que mais amei em Portugal ?

Os portugueses têm uma relação com a terra… eles plantam, colhem e cuidam de seus campos com um carinho que acho incrível! Sabem o tempo das frutas, dos legumes, hortaliças, criam bois, ovelhas, porcos, galinhas em seus quintais … ( moro no Norte não sei se é assim no restante do país)

Existe respeito a sabedoria dos idosos e a inocência das crianças.

A Culinária é maravilhosa, com sabores diversificados e equilibrados ( amei o bacalhau, francesinha, alheira, natas, pão de ló, arroz de tomate, pães, bolos, bolo Rei…) E o Vinho do Porto, como não amar? Simplesmente uma maravilha nacional!

Fui acolhida e muito bem recebida pelos vizinhos portugueses e por toda gente mais próxima. Ganhei roupas de frio , cobertores… Me ensinaram até mesmo como me agasalhar corretamente para enfrentar o frio no inverno e acender a lareira de forma correta…hehe, pois o jeito que fazíamos, deixava a casa enchia de fumaça! E os  cafés? Só quem experimenta um bom café expresso português sabe do que estou falando.

Me apaixonei pela cidade do Porto e muito da arquitetura no centro do Porto me lembrou a minha cidade maravilhosa, o meu amado e mau tratado Rio de Janeiro. 😓

Aqui as raízes familiares e os laços conjugais são mais fortes e duradouros do que eu via no Brasil ( os filhos cuidam e acolhem os seus pais, quase não se vê largar a mulher por aparecer “outro amor”). Existe um respeito às tradições e cultura portuguesa, um sentimento até meio melancólico ligado aos antepassados e valores antigos …

O fado é uma paixão: triste e lindo ao mesmo tempo … choro toda vez que escuto!

Os cemitérios são lindos, limpinhos, arrumados, com fotos e flores espalhados por todos os lados.

Palavras meigas como miúdos (crianças), raparigas, pequenitos, magoi-te?, se calhar, amo-te….

O presidente Marcelo Rebelo é uma “figura pública e política” que demonstra respeito, carisma e força. Não sei se os portugueses sentem-se seguros, mas eu quando ouço o que ele fala em público me sinto segura e respeitada!

Quando coloco os pés na passadeira ( faixa de pedestres ) os carros param na hora e todos atravessam em segurança. O sistema Público de  Saúde, ensino e transporte funcionam . Os meus filhos tem ensino gratuito e de qualidade e isso não tem preço!

Portugal é o 5° país mais seguro do mundo! Assaltos a mão armada, assassinatos, facadas, roubo a bancos… nem em sonho escuto isso pelo bairro onde moro!

Nos shoppings não se cobra estacionamento;  Existem Centros Especializados para as pessoas idosas serem cuidadas e respeitadas.

Os portugueses gostam do nosso jeito de falar e da nossa alegria e espontaneidade… afinal o povo brasileiro é um povo FELIZ, apesar de toda adversidade! 😊

Agradeço de coração às minhas irmãs Gaby Gutierres e Debora Rodrigues ( que me ajudaram e me ajudam muito nessa adaptação) , meus cunhados Anderson Baptista e José Jose Rodrigues pela paciência e ajuda,  e ao meu AMOR Wander Andrade por ter tido a coragem de vender TUDO que tínhamos no Brasil e embarcar nesta longa jornada atravessando o Oceano Atlântico com nossa família, Agradeço também aos meus filhos Adriel Gutierres e Gabriel Gutierres por serem minha MotivAÇÃO na VIDA!

!

Amo vocês!

 

 

Deixe um comentário

