História da Virgínia Soares

De Recife-PE. Minha relação com as terras lusitanas começa ainda quando estudava na faculdade de letras na cidade de Goiana, Pernambuco onde eu cursava licenciatura em história.

Resolvi me aventurar em Portugal com o objetivo inicial de cursar Arqueológica, porém por vários motivos terminei por entrar na faculdade em Lisboa no curso de Relações Internacionais. Dois pontos que eu quero ressaltar. Primeiro: assim que cheguei não consegui entrar logo na faculdade, pois tive que trabalhar muito para custear o curso. Quando eu falava com outros imigrantes que estava ali para estudar, era muito criticada, sempre escultava que eu nunca conseguiria e sempre riam de mim.

Não só consegui, como também ajudei uma amiga a entrar no curso de Direito

Segundo: Lisboa e Portugal como um todo,  é um país muito bonito, com clima bom o ano inteiro. Isso proporciona conhecer pessoas do mundo inteiro, acho que dessa interação é que sinto mais falta. Tenho amigos por lá, e de vários outros países europeus.

Sofri um pouco para ter o primeiro trabalho, todo começo é difícil em qualquer lugar, o trabalho é duro, mais a liberdade, a beleza e a grande sensação de responsabilidade ensina a amadurecer, ser adulto na vida. A oportunidade de está perto do novo, mas vendo sempre como eles se preocupam em preserva a história através do patrimônio (historia viva). Lindo! Eu vivi isso intensamente!

No começo morei com 5 meninas de São Paulo, bem difícil, dormia no chão em pleno inverno. Mas aos poucos tudo melhorou aluguei um quarto e tudo foi correndo bem. Em relação a minha legalização no segundo emprego que tive, onde trabalhei a maior parte do tempo, foi no Restaurante A Cascata, que obtive o contrato de trabalho bem como a ajuda de meu patrão para pagar minha residência. Ele sempre ajudava seus empregados estrangeiros a legalizar-se. Depois disso, algum tempo passado, ainda cheguei a ter um restaurante em sociedade, mais não durou muito por conta da crise.

Conheci cidades históricas, e faltam muitas ainda. A qualidade de vida é evidente, como também as dificuldades que se vai enfrentar (normal de todo recomeço), que em quatro anos que voltei ao Brasil ainda enfrento.

Quis resumir a minha história, mais gostaria de registrar que fui muito feliz em Portugal. Não citei o nome de muitos que me ajudaram para não esquecer de ninguém, não quero ser ingrata. Só carrego comigo as lembranças boas e edificantes, pois gosto muito de Portugal.

Sinto enorme saudade da Europa, foram tempos difíceis, mais sei que voltarei para lá na hora certa e que irei e não meramente para reviver e sim para escrever um novo capitulo da minha história de vida!fb_img_1473520012679

2 comentários em “História da Virgínia Soares

  1. Amei a forma como me vi aqui, essência descrita nas linhas de meus relatos, senti o cuidado e caririnho com qual foi transcrito pela sra. Ivete Quintela.
    Muito obrigado!!!!
    👏👏👏💜❤🇧🇷🇵🇹

    Curtir

Deixe um comentário

